Eleanor D'Aquitaine e a Música Popular

Eleanor d'Aquitaine (31/03/1122 - 01/04/1204) foi uma das mais poderosas pessoas da Idade Média e a mais rica mulher da Europa em sua época. Casou-se com o Rei Louis VII da França e depois com o Rei Henry II da Inglaterra, gerando dois reis deste segundo casamento, Ricardo "Coração de Leão" e seu irmão João. Seu pai foi Guillaume X e sua mãe Aenor Aimery. Quando Eleanor nasceu, ela foi batizada como Alia Aenor, que na linguagem da época significaria "Outra Aenor", mas ficou conhecida simplesmente como Eleanor. Seu avô foi Guillaume IX, conhecido como o primeiro Trovador, que conseguiu quebrar o monopólio cultural das composições sacras da Igreja de Roma.

Considerada a herdeira mais rica da Europa. Quando seu pai faleceu em 1137, Eleanor tinha apenas 15 anos de idade e recebeu propostas de casamento de todas as cabeças coroadas da Europa. Ela então casou-se como Rei Louis VII da França, levando com ela vastas propriedades que iam do Vale do Rio Loire até os Pirineus, na fronteira das atuais Espanha e França.

Eleanor tomou parte na IIa Cruzada contra os muçulmanos que começou em 1144, junto com cerca de trezentas mulheres oriundas do seu Ducado vestidas de soldados.

Justamente nessa Cruzada começaram as desavenças entre Eleanor e Louis. O Papa tentou intervir mas o casamento foi anulado em 1152, sob a alegação de consangüinidade. Deste casamento ficaram duas filhas Alix (Alice) Capeto e Marie de Champagne.

No ano seguinte Eleanor casou-se com Henry Plantagenet, Duque d'Anjou, que no mesmo ano se tornaria Rei da Inglaterra. Ela era então onze anos mais velha que ele, mas deu-lhe oito filhos em treze anos, William, Henry, Richard ("Ricardo Coração de Leão"), Geoffrey, John, Matilda, Eleanor e Joan.

Em 1173 Eleanor liderou uma rebelião contra o seu marido, devido aos inúmeros filhos bastardos do rei e a tentativa dele de controlar seu patrimônio de Poitiers e na Aquitânia. A rebelião foi debelada e com a idade de 50 anos, ela seria confinada pelos próximos quinze anos na Abadia de Fontevraud. Com o falecimento de Henry II em 1189, seu filho Richard subiu ao trono e soltou sua mãe de sua prisão. Ela governou a Inglaterra enquanto Ricardo "Coração de Leão" combatia os muçulmanos em outra Cruzada. Ao voltar à Inglaterra ferido e doente, ele veio a falecer nos braços de sua querida mãe. Eleanor viveu o suficiente para assistir a coroação de seu filho mais jovem no trono da Inglaterra.

Eleanor faleceu em 1204 aos 82 anos de idade e foi enterrada na Abadia de Fontevraud próximo às sepulturas de Henry II, seu filho Richard e sua nora, Isabella d'Angoulême.

A tumba Eleanor feita de granito, apresenta-a lendo uma Bíblia. Fica do lado direito de seu marido Henry, na parte de cima da fotografia. Seu filho Richard logo abaixo de seu pai e, sua nora Isabella, aos seu pés. Durante a Revolução Francesa de 1789, suas sepulturas foram violadas e seus ossos nunca mais foram encontrados.

A Abadia de Fontevraud fica próximo de Chinon, em Anjou, na França e foi construída entre 1110 e 1119. Mais tarde o casamento de Eleanor com Henry II seria objeto de reivindicações territoriais dos ingleses, que se transformaria na sangrenta "Guerra dos 100 Anos" (1337-1453), e serviu para unificar a França, revelando ao mundo outra mulher extraordinária - Jeanne d'Arc.

O nascimento da Música Popular

Durante o Ducado de Guillaume IX d'Aquitaine, avô de Eleanor, surgiu por inspiração dele uma classe de poetas líricos e músicos chamados de "Trobadores". Esta nova maneira de fazer música, contrariava profundamente a maneira tradicional dos compositores da época para os quais a música e a poesia deviam só ser escritas para Deus, sobre Deus e só em latim. O louvor uníssono à Deus, estava rompido, tanto no tema como na linguagem. Por esta razão e por ter fama de mulherengo, foi excomungado pelo Papa. Seguindo essa inspiração familiar vivenciada pelo seu avô e pelo seu pai, Eleanor foi o elemento de difusão da nova maneira de fazer música para o povo, que falava de amor e da natureza, na língua deles.

Enquanto durou o casamento com Louis VII, ela continuou a apoiar os Trobadores, recebendo-os na Corte de França.

Esta nova música que era de alguma forma revolucionária para os padrões franceses da época, começou imediatamente a ser aceita pelo povo. Eleanor ajudava financeiramente os jovens artistas, procurando agradar os nobres que os recebessem em qualquer cidade da Europa onde fossem.

Foi nesta época que surgiram os músicos viajantes, que cantavam em troca de alimento e pousada, em busca de possíveis patronos.

Quando esteve casada com Henry II da Inglaterra não perdeu tempo em traduzir a nova maneira de cantar o amor cortesão, estimulando novas criações na língua bretã. Novamente o sucesso foi instantâneo, tanto na nobreza como nas classes mais populares da sociedade. Os filhos de Eleanor e Henry II não só cantavam temas dos Trovadores como compunham pequenas peças musicais. Nesse particular, destaca-se o Príncipe Richard. Todos os Trovadores que passavam pelo reino eram convidados a cantar na Corte, inclusive o famoso Bernart de Ventadorn.

Apesar de Eleanor nunca ter tocado qualquer instrumento musical e nem se ter notícia de qualquer composição feita por ela, foi uma das mais importantes personagens musicais de toda a Idade Média e da música no ocidente. Sem o seu interesse e empenho em patrocinar a música e as artes de uma maneira geral, a música popular seria certamente bem diferente nos dias atuais. Eleanor colocou a música nas mãos de pessoas comuns, permitindo-lhes expressar seus sentimentos e temas que eram importantes para as suas vidas.

Eleanor d'Aquitaine uma mulher incomparável !

Fonte: Moacyr Mallemont
http://www.mallemont.redel.com.br/historia/eleanor/eleanor.htm