Marie de France, filha de Eleanor

Marie de Champagne, ou Marie de France, condessa de Champagne, (1145 — 11 de Março de 1198), foi a filha mais velha de Louis VII da França e de sua primeira esposa, Eleanor da Aquitânia.

Marie é lembrada hoje principalmente por seu papel na heresia que foi alvo da cruzada albigense. Ela foi também patrocinadora da literatura, inclusive de André Capelão, que fez parte de sua corte, e Chrétien de Troyes. Ela foi letrada em francês e latim e tinha sua própria biblioteca.

A partir do século X muitas mulheres governavam feudos, e no século XII assistiu-se à espetacular ascensão ao poder de Eleanor de Aquitânia, que em 1132 herdou um enorme Ducado, maior que o Reino da França. Sua herança tornou-a a mulher politicamente mais desejável de toda a Europa mas, apesar de seus sucessivos casamentos com dois reis, Luís VII da França e Henrique II da Inglaterra, conseguiu manter o controle sobre a terra de seus ancestrais até sua morte. Foi ainda incansável mecenas das artes e do trovador Bernart de Ventadorn. Sua filha, Marie de Champagne, também patrona das artes, foi responsável pela difusão do movimento trovadoresco no Norte da França.